Imagens Premiadas e Capas de Revista

 

Concurso de Imagem: Ciência e Arte 2022 da SBMM

    • “BRASIS” – 1o. Lugar na Categoria Biológicas. Imagem de microscopia aumentada obtida por microscopia óptica confocal – AiyScan. Autoria de Francisco Breno Teófilo do INFABiC e Laboratório de Matriz Extracelular (Unicamp).

 

          • “CARNAVAL” – Menção Honrosa Categoria Biológicas. Imagem obtida por microscopia óptica confocal. Autoria de Francisco Breno Teófilo do INFABiC e Laboratório de Matriz Extracelular (Unicamp).

 

Capa FEBS Openbio – Mar/2021

 

Capa Science Advances – Dez/2020

 

II Exposição Arte Sob o Microscópio – UFC – 2018 – “Eu vejo flores em você”

        • 1o.Lugar Microscopia Confocal – II Exposição Arte Sob o Microscópio – UFC – 2018. Imagem obtida por microscopia óptica confocal de células endoteliais de artéria pulmonar bovina (BPAE) em diversas fases da mitose. Autoria de Francisco Breno Teófilo, Mariana Ozello Baratti e Rony Nunes do INFABiC e Laboratório de Matriz Extracelular (Unicamp).

Capa FEBS Openbio – Jan/2018

Revista FAPESP – “Força que vem da união” – julho/2015

ArtBio – Mostra de Arte Científica Brasileira – 2014 – Microcápsulas

                • Microcápsulas de mentol e xilitol obtidas por emulsão dupla seguida de coacervação complexaMentol e xilitol são aromas amplamente utilizados na indústria de alimentos. Os dois ingredientes fornecem a sensação de refrescância. Uma vez microencapsulados essa sensação pode ser prolongada na boca, aumentando a percepção do sabor.As microcápsulas foram produzidas no Laboratório de Produtos Funcionais (LAPROF) da Universidade de São Paulo (FZEA/USP). As amostras foram examinadas no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica Aplicada à Biologia Celular (INFABIC) da Universidade Estadual de Campinas.O LAPROF é um centro de pesquisa na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, coordenado pela professora doutora Carmen Sílvia Fávaro Trindade, com ênfase em microencapsulação de ingredientes alimentícios e compostos bioativos, tais como probióticos, pigmentos, hidrolisados proteicos, ácido ascórbico e edulcorantes.Para obtenção da imagem utilizou-se o corante nile red, o qual colore materiais oleosos. A parte vermelha corresponde ao agente ativo hidrofóbico (mentol) que foi diluído no óleo. As gotículas transparentes dentro do óleo correspondem à solução aquosa de xilitol.Imagem obtida por meio de microscopia confocal de varredura (40x) com emulsão dupla seguida de coacervação complexa.
                  Milla Gabriela dos Santos
                  Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

ICB USP – Concurso de Imagens em Ciências da Vida – 2012 – Myelin Sheath of the Dorsal Funiculus – A CARS Perspective

            • Suzana Ulian Benitez
              Universidade Estadual de Campinas – Unicamp