Subprojeto 20.2 – Atividades didáticas ligadas à Microscopia

Participantes:Manoel Luis Costa
Instituto de Ciências Biomédicas – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Organizei em 1994, com o apoio do CNPq, o Curso “Renascimento da Microscopia Óptica”, com a participação do prof John Murray, para alunos de pós-graduação. O prof Murray, professor emérito da Universidade da Pennsylvania, participa do Curso de Microscopia de Woods Hole Marine Biological Laboratories WHMBL e de Cold Spring Harbor (CSH). Em 1997, organizei outra edição do Curso, novamente com apoio do CNPq. Em 2009 fiz outra edição do Curso, novamente com a ajuda do prof Murray. Novamente, conseguí apoio do CNPq, e nessa ocasião também da Faperj. A oportunidade do Congresso Internacional de Biologia Celular em julho de 2012 no Rio me levou a fazer a 3ª edição do Curso, uma semana antes do Congresso. Com o apoio da Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC), da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas da UFRJ (PCM), pude trazer os profs Murray, Ke Hu, da Universidade de Indiana e Clarissa Henry, da Universidade do Maine.
Com o apoio do PCM, passaremos a oferecer anualmente, a partir de 2016, por volta de abril, o Curso de Microscopia Óptica avançada, com a vinda do prof Murray.
Todas as edições do Curso foram muito bem recebidas pelos alunos, que vieram de várias partes do Brasil. Na última edição, tivemos 17 alunos de fora do estado do Rio, incluindo Piauí, Pernambuco, Ceará, Minas, São Paulo, e até do exterior (França), além de 9 alunos do Rio. Além dos aproximadamente 20-30 alunos que participaram de todo o curso, inclusive da parte prática, desde a última edição abrimos a parte teórica para todos os interessados, num total de 100 alunos.
Também participei (2012) ou organizei (2013) Cursos de Microscopia Óptica Pré-congressos da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise e no Congresso da Fesbe em 2013, além de Congressos da Sociedade Brasileira de Biologia Celular.
Redigí capítulos sobre Aquisição e Processamento de Imagem e Fluorecência em livro sobre Microscopia Óptica organizado pelo prof Wanderley de Souza.
Sou responsável pela Unidade de Microscopia Confocal de Disco no Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Fui responsável pela renovação das salas de graduação de Microscopia do ICB, num total de 70 microscópios, 14 computadores, 2 projetores, etc.
A participação do INCT nessas atividades certamente será proveitosa para ambas as partes.