Subprojeto 16 – Determinação de parâmetros físico-químico do metabolismo de espermatozoides caprinos e ovinos criopreservados em água de côco em pó

Participantes: José Ferreira Nunes1,2, Érika da Silva Bezerra de Menezes, Luís de França Camboim Neto, Rômulo José Vieira, Valdira Brito Vieira, Cristiane Clemente Mello Salgueiro, Talita Soares Câmara, José Airton C. de Paiva, Pierre Toledano3, Alex Altair Costa Machado, Raisa Rodrigues Santos Rios, Nizomar de Sousa Gonçalves, Carminda Sandra Brito SalmitoVanderley.
1UECE, 2RENORBIO e 3Universidade Picardie Jules Verne – França

O diluente água de coco em pó (ACP-101 e 102) tem demonstrado sua eficiência em programas de beneficiamento de conservação do sêmen caprino e ovino. O maior tempo aferido a sobrevivência dos espermatozoides resfriado e conservados a 4ºC por até 48 horas, jamais mostrou fertilidade inferior a 50% (NUNES et al., 2008). Os diluidores atualmente no mercado além de apresentarem parâmetros de velocidade retilinear, velocidade curvilinear e número de espermatozoides viáveis inferiores aqueles conservados em ACP, tem demonstrado após a análise computadorizada (CASA), um maior número de alterações morfológicas do que aqueles conservados e resfriados a 4ºC por 48 horas. Com o propósito de avaliar toda a excelente performance dos espermatozoides diluídos e criopreservados em ACP-101 e 102, mecanismos de determinação de software avaliarão a previsãoda trajetória do espermatozoide, onde se utilizará o laser no ovário antes de um ponto no qual o espermatozoide passará e assim analisará a retilinearidade bem como poderá se acoplar aos espermatozoides diluídos em água de coco em pó através de microcanais de sistemas de microfluídica e avaliar os parâmetros tais como temperatura, pH e pressão osmótica através de gradientes com solução salina e fazer uso do Raman Confocal. Poderá ser aliada ainda a uma técnica que permitirá através de FCS que mensuraa viscosidade local dos canais iônicos das células espermáticas.Quanto ao mecanismo de fertilização “in vitro”entre os espermatozoides e os óvulos recuperados de ovários caprinos e ovinos, utilizando a “técnica capturation”, será utilizado um corte com laser no ovário, e neste momento introduzir-se-á o espermatozoide dentro do óvulo. Através da quimiotaxia os espermatozoides também serão avaliados com técnicas produzidas através de dispositivos de microfluídica desenvolvida pela Engenharia Química.Com a participação do laboratório do ProfºDr Pierre Toledano da Universidade de Picardie Jules Verne na França, parâmetros físicos tais como:piezoeletricidade da água de coco, particularidades para utilização de encapsulamento de ferritas, objetivando tratamento de doses de quimioterapia através de nanopartículas nos tumores malignos. Objetivos:
1) Avaliação “in vitro” e “in vivo” do sêmen caprino criopreservado em diluente à base de água de coco em pó adicionado de Aloe vera (ACP-101av)
2) Isolamento, identificação e caracterização dos compostos orgânicos voláteis ovinos criados no Nordeste.
3) Identificação e caracterização de compostos orgânicos voláteis oriundos de diferentes raças ovinas envolvidos na sincronização estral.
4) Eficiência reprodutiva e sequenciamento genético de machos caprinos das raças Canindé e Alpina Britânica, avaliada nas épocas chuvosa e seca, no Nordeste Brasileiro.