You are what you eat: os desafios de uma fagócito para o engolfamento de estruturas com morfologia complexa.

IMAGEM-103-1024x604

Créditos da imagem: Ghose et al., 2018.

A morte é certa para todas as coisas vivas, incluindo as células do corpo. O ato de morrer é, na verdade, tão sofisticado quanto qualquer processo que uma célula possa realizar durante sua vida útil – e quando ocorrem falhas na morte celular, elas podem levar a doenças ou defeitos de desenvolvimento.
Uma equipe de cientistas da Rockefeller, liderados por Shai Shaham, está interessada não apenas em como as células morrem, mas também no que acontece com os restos celulares após a morte. Quando uma célula começa a se autodestruir, outras células realizam fagocitose dos debris remanescentes. Em partícula, algumas células morrem em formas elaboradas – como certos neurônios, por exemplo -o que representa um grande desafio para os fagócitos, as células cuja tarefa é fagocitar detritos celulares.
Sabe-se que existem proteínas para o reconhecimento e engolfamento de detritos celulares após a morte celular, porém quais proteínas medeiam diretamente a selagem dosfagossomas não são caracterizadas.
Além disso, se todos os alvos fagocíticos são digeridos usando uma mesma maquinaria proteica, ainda não é sabido. Como já mencionado, a degeneração de células morfologicamente complexas, como neurônios, glia e melanócitos, produz alvos fagocíticos de várias formas e tamanhos localizados em diferentes microambientes. Neste trabalho foi relatado como que o desmantelamento e depuração das células epiteliais do C.elegans é feito e foi mostrado que toda uma morfologia específica destas células é adquirida durante o engolfamento. Além disso, programas regionalizados de fagocitose e clearance existem e contam com a participação de proteínas específicas dentro da célula. Por exemplo, embora as proteínas de absorção canônica conduzam o clearance do soma celular morto, estas não são necessárias para a remoção dos filopódios celulares.

Veja todo trabalho no paper anexado:

EFF-1 fusogen promotes phagosome sealing during cell process clearance in C. elegans

Keywords: #fagocitose; #cellbiology; #celldeath.