Populações específicas de neurônios no mesencéfalo controlando padrões de atividade locomotora.

IMAGEM (8)

Créditos da imagem: Caggiano et al., 2018

A locomoção, ou a mudança de um lugar para outro, é um dos movimentos mais fundamentais que realizamos. Nós o fazemos quando queremos ou precisamos, e é uma seqüência complexa de atividade neuronal, desde quando iniciamos o primeiro passo, até a parada do movimento, ao atingir o objetivo. Ao mesmo tempo, a locomoção é executada a diferentes velocidades para regular a rapidez com que nos movemos de um lugar para outro, dependendo da finalidade que nos impulsiona.
Em um estudo recente, foi demonstrado que duas regiões no mesencéfalo desempenham papéis específicos no controle do início, velocidade e contexto do movimento em camundongos. Elas são chamados Núcleo Cuneiforme ou CnF e o núcleo pedunculopontino ou PPN.
Foi descoberto que tanto os neurônios em PPN e CnF podem iniciar a locomoção e que a atividade nessas áreas contribui para a manutenção e velocidade de regulação da locomoção mais lenta. No entanto, apenas o CnF é capaz de ativar a atividade locomotora de escape, de alta velocidade. Em contraste, a atividade nos neurônios PPN favorece a locomoção lenta e exploratória.

Veja mais sobre esse trabalho no arquivo em anexo:

Midbrain circuits that set locomotor speed and gait selection