O papel das neurexinas no funcionamento das sinpases neuronais

IMAGEM-132

Créditos da imagem: Sudhof 2017.

As sinapses neuronais são junções especializadas entre neurônios que transmitem e computam informações, conectando neurônios em milhões de circuitos neurais sobrepostos e interdigitados. Nesta revisão, é demonstrado que o estabelecimento, as propriedades e a dinâmica das sinapses são regidos por uma lógica molecular que é controlada por diversas moléculas de sinalização trans-sináptica.

Neurexinas expressas em milhares de isoformas alternadas, são componentes centrais nesse processo. Neurexinas pré-sinápticas regulam as propriedades de sinapse através da ligação diferencial a múltiplas ligantes pós-sinápticos, como neuroliginas, complexos cerebelina / GluD e latrofilinas, moldando os inputs e outputs destes circuitos.

Mutações na codificação de genes das neurexinas e seus ligandos estão associados a diversos distúrbios neuropsiquiátricos, especialmente esquizofrenia, autismo e síndrome de Tourette. Assim, as neurexinas nucleam uma rede de sinalização que controla as propriedades da sinapse, o que determina a precisão das respostas sinápticas, acometidas nos transtornos psiquiátricos mencionados.

Synaptic Neurexin Complexes A Molecular Code