Novos insights sobre a formação dos vasos sanguíneos!

IMAGEM-221

Créditos da imagem: Kim et.al., 2017.

Os novos vasos sanguíneos se ramificam dos preexistentes através de um processo chamado angiogênese. Embora isso seja essencial para a sobrevivência, desenvolvimento e cicatrização de feridas, por outro lado, também nutri e favorece o espalhamento de tumores malignos, bem como outras doenças.

Os cientistas do IBS no Center for Vascular Research, no Instituto de Ciências Básicas (IBS), em colaboração com LIM Dae-Sik no KAIST, descobriram um regulador-chave deste processo, que poderia se tornar um alvo terapêutico potencial para o tratamento de doenças associadas à formação de novos vasos sanguíneos.

As células que formam a parede dos vasos sanguíneos, células endoteliais (CE), são os principais atores durante angiogênese. A formação de uma nova parede vascular é um processo de múltiplas etapas que requer migração celular coordenada, proliferação e formação de junções de adesão.

As CE precisam se esticar e se mover, o que é possível graças rearranjos do citoesqueleto. As CEs na frente da rota de migração são chamadas de células de ponta e as da base das células do caule.As células da ponta formam extensões que as ajudam a penetrar no tecido conjuntivo. Então, à medida que o novo vaso cresce, as células também precisam criar fortes ligações para garantir uma parede robusta.

Cada passo é controlado por várias proteínas cujo comportamento está apenas começando a ser entendido. Os cientistas descobriram células que super expressam o complexo YAP / TAZ, formam um número excessivo de extensões e aumentam o crescimento anormal dos vasos sanguíneos, de forma semelhante a um tumor.

Por outro lado, a remoção de YAP / TAZ leva à uma vascularização deficitária da retina, comprometimento da visão e sangramento interno em várias áreas do cérebro. Foi-se descoberto que YAP / TAZ promove a remodelação do citoesqueleto, bem como a distribuição e abundância de proteínas que consolidam a aderência (junções) entre as CEs. Por esta razão, YAP / TAZ é essencial para a formação da barreira retiniana sanguínea e da barreira hematoencefálica.

Para mais informações, vejam o trabalho completo em anexo!

YAP-TAZ regulates sprouting angiogenesis and vascular barrier maturation