Entose é um mecanismo de morte celular que envolve a ingestão da célula vizinha por outra célula.

IMAGEM-7

Créditos da imagem Hamann et. al., 2017.

Esse processo, já descrito em diversos tipos de câncer, promove uma forma de competição celular, em que as células vencedoras engolfam e matam as perdedoras. A entose tem como princípio a existência de um diferencial mecânico que permite que células mais “macias” eliminem células mais rígidas, baseada na polimerização de componentes do citoesqueleto e força de interação com a matriz extracelular. Neste trabalho, pesquisadores descobriram que a entose é induzida em células aderentes através da privação de glicose.

A retirada de glicose leva a uma distribuição bimodal de células baseada na sua “deformabilidade”. Como assim? Dois grupos são formados: células mais rígidas e células mais “macias”. Células mais rígidas apresentam um nível mais alto do sensor de energia ativado por AMP (AMPK). Células com alto nível de AMPK são eliminados pelas outras através da entose, que favorece a proliferação celular da vencedora, nesta condição de privação nutricional.

Os autores sugerem que esta descoberta serve como uma resposta celular ao estresse metabólico, permitindo a recuperação dos nutrientes através da ingestão da célula vizinha.

Veja mais sobre esta descoberta no paper em anexo publicado na Cell:

Entosis is induced by glucose starvation