CRISPR/Cas9 é utilizado in vivo como terapia pela primeira vez e os resultados são promissores!

IMAGEM-163-1024x661

Créditos da imagem: Thakore et al., 2018.

O sistema CRISPR / Cas9 é baseado em um mecanismo de defesa antiviral encontrado em bactérias, em que a enzima Cas9 reconhece as seqüências de DNA viral de infecções anteriores e destrói o DNA invasor durante a reinfecção. Pesquisadores projetaram o sistema CRISPR / Cas9 para não apenas localizar e cortar sequências específicas de DNA, mas também ativar ou desativar a expressão de genes alvo e fazer mudanças, permanentes ou não, na seqüência de codificação do DNA.
Embora essa técnica tenha surgido como uma ferramenta robusta para a edição gênica, ela ainda não havia sido adaptada para entrega a animais adultos para aplicações com o objetivo terapêutico como na terapia gênica.
Neste trabalho foi descrito um sistema baseado na Cas9 (dSaCas9KRAB) de Staphylococcus aureus compatível com o delivery por adenovirus (AAV). Para avaliar a eficácia da dSaCas9KRAB para o silenciamento gênico in vivo, o alvo foi a Pcsk9, um regulador dos níveis de colesterol, no fígado de camundongos adultos. Administração sistêmica de um adenovírus com um vetor duplo expressando dSaCas9KRAB e um RNA guia de para a Pcsk9 (gRNA) resultou em reduções significativas de Pcsk9 e nos níveis de colesterol e esta redução daPcsk9 é mantida por 24 semanas após um único tratamento, demonstrando potencial para o silenciamento gênico de longo prazo em tecidos adultos com dSaCas9KRAB. O silenciamento in vivo programável de genes permite estudos que ligam a regulação gênica a fenótipos complexos e expande a aplicação da CRISPR-Cas9 não somente para pesquisa básica, mas também para aplicações terapêuticas.

Veja este trabalho completo no paper anexado:

RNA-guided transcriptional silencing in vivo with S. aureus CRISPR-Cas9 repressors

Keywords: #CRISPR9; #ediçãogênica; #terapiagênica.