Avanços no mapeamento cerebral!

IMAGEM (4)

Cientistas de Taiwan estão estudando novas formas de mapear os circuitos neuronais do cérebro. Esta iniciativa se iniciou através do estudo do cérebro da mosca da fruta, Drosophila Melanogaster. Seus esforços produziram mapas 3D de circuitos cerebrais em detalhes deslumbrantes.

Os pesquisadores precisam apenas de um mouse de computador e navegador web para entrar em células individuais e diminuir o zoom para redes entrelaçadas de feixes de nervos. Os diagramas parecem fios coloridos em uma tapeçaria e são claros o suficiente para mostrar quais grupos de células controlam comportamentos específicos.

Ao estimular um circuito neural específico, os pesquisadores podem estimular virtualmente uma mosca a abaixar sua asa esquerda ou balançar a cabeça de um lado para o outro – feitos que despertaram uma multidão no final da tarde em no ultimo novembro na reunião anual da Society for Neuroscience em San Diego, Califórnia. Os avanços agora estão em reproduzir este sistema em organismos mais complexos, como os seres humanos!

Veja uma descrição completa do histórico deste processo no editorial em anexo em nosso site e acesse o mapa neuronal da drosophila no link:

Big Brain, Big Data

http://www.virtualflybrain.org/site/stacks/index.htm?id=FBbt_00003748